Portal do Governo Brasileiro
Sexta, 10 de Janeiro de 2014 às 17:42

Autorizados concursos para hospitais universitários de MG e Santa Maria (RS)

HC - UFMGOs hospitais vinculados às universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e de Santa Maria (UFSM) poderão contratar novos profissionais de diferentes especialidades. A autorização para a contratação, por meio de concursos públicos promovidos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi publicada na edição desta sexta-feira, 10, do Diário Oficial da União.

As contratações vão permitir a regularização de parte da força de trabalho que atua nos hospitais, com vínculos considerados irregulares pelos órgãos de controle. Além disso, possibilitarão a ampliação e a melhoria dos serviços de saúde prestados à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com os novos funcionários, os hospitais poderão reativar leitos sem uso por falta de recursos humanos. Levantamento da Ebserh aponta a existência de aproximadamente mil leitos desativados — 10% do total existente nos 47 hospitais universitários que integram a rede federal.

O Hospital das Clínicas de Minas Gerais (HU-UFMG), que atualmente possui 3.190 funcionários, terá 3.358 profissionais com as novas contratações. No Hospital Universitário de Santa Maria (HU-UFSM), o quadro de 1.379 profissionais poderá chegar a 2.036 colaboradores. Parte dos funcionários em atividade nessas duas unidades tem vínculo a ser regularizado.

Contratações
A recomposição do quadro de pessoal é uma das medidas dos planos de reestruturação apresentados pela Ebserh às instituições de ensino durante o processo de adesão à empresa. A partir da autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a Ebserh e a superintendência de cada hospital definem os cargos necessários para, em seguida, publicar os editais de seleção.

Assessoria de Comunicação Social da Ebserh

Palavras-chave: UFMG, UFSM, autorização, concurso, quadro de pessoal
© 2014 EBSERH - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Todos os direitos reservados. Usando: Joomla!